sexta-feira, 27 de março de 2009

SPEJBL E HURVÍNEK | Actores de Madeira

UM POUCO DE HISTÓRIA
Josef Skupa nasceu a 16 janeiro de 1892 em Strakonice, tendo falecido no dia 8 janeiro 1957 em Praga. Estudou na Faculdade de Artes Aplicadas desta mesma cidade e trabalhou como designer em Plzeň no Teatro da cidade, e também como designer na Skoda Engenharia de Obras, uma das maiores potências industriais na Europa no século XX.
Desde muito novo que a atracção por fantoches e marionetas era evidente, ao que não é alheio o facto deste género de representação teatral, ocupar há muito, um lugar de destaque nesta região da Europa. O facto de estudar Artes Aplicadas em Praga, despertou-lhe grande interesse pela escultura e daí até à modelagem de marionetes foi um pequeno passo.
O facto de ter trabalhado no teatro, em Pilsen, possibilitou-lhe um conhecimento próximo e profundo dos bastidores de uma companhia, então liderada por um dos mais populares marionetistas da época, Karel Novak. Skupa rapidamente tornou-se num dos principais membros desse grupo e, mais tarde o seu líder.
Em 1920, Skupa idealizou um novo personagem, inicialmente para ser parceiro de Kaspárek, num esforço de introduzir um personagem cómico de forma a enriquecer o repertório tradicional. Assim surge Spejbl, construído pelo carpinteiro Karel Nosek. O convívio destas personagens e possivelmente o dos seus criadores/manipuladores não resultou em absoluto. As concepções de Skupa afastavam-se cada vez da concepção tradicionalista de Novak, culminando com o afastamento de Skupa da companhia.
No ano de 1926, Spejbl passou a contar com um novo comparsa, Hurvínek, a marioneta checa cuja popularidade se estende até aos dias de hoje.


DIVADLO SPEJBLA A HURVÍNKA
O teatro de Spejbl e de Hurvínek é então fundado pelo professor Josef Skupa em Pilsen, na Boémia ocidental em 1930, surgindo assim aquele por muitos considerado o primeiro teatro moderno e profissional de marionetas.Os seus protagonistas, Spejbl e Hurvínek, tinham já obtido popularidade através da mostra amadora de marionetas que decorreu em vários cabarés de Pilsen.
A companhia manteve-se em actividade com as suas peças até 1943. Em janeiro 1944, Josef Skupa foi preso pelos Nazis devido às suas actividades como resistente antifascista. O teatro foi encerrado e as suas marionetas foram “arquivadas” pela Gestapo. Durante um bombardeamento das forças aliadas em Fevereiro de 1945 que atingiu a prisão de Dresden, Skupa conseguiu escapar ao cárcere.
Após a guerra, em outubro 1945, o teatro de Spejbl e de Hurvínek reabriu desta feita em Praga, onde o grupo permaneceu até hoje. Com a morte de Skupa em 1957, os desempenhos de Spejbl e Hurvínek foram garantidos por Miloš Kirschner (1927-1996), cuja manipulação já lhe tinha sido confiada antes da morte de Skupa.


No fim da sua vida, Skupa, redigiu uma carta em que designou de forma clara Miloš Kirschner como seu sucessor. Ficou assim garantida a razão de ser de Spejbl e Hurvínek e do seu teatro, continuando com sucesso os seus esforços artísticos descrevendo o mundo e os seus problemas sociais através do humor grotesco e da sátira.
O teatro de Spebjl e de Hurvínek já apresentou aproximadamente 250 peças, na sua maioria comédias originais, destinadas tanto a crianças como a adultos, combinando efeitos visuais e musicais com os diálogos de Spejbl e de Hurvínek.


ACTORES DE MADEIRA
Os protagonistas principais de todos os desempenhos da companhia são Spejbl e Hurvínek, pai e filho, que representam duas gerações, cada um com uma visão diferente do mundo.
Spejbl apareceu primeiramente em cena durante o ano de 1920, Hurvínek surgiu seis anos mais tarde. Sendo os principais actores, contracenam em histórias realistas e fantásticas, com a fiel amiga de Hurvínek, Mánicka (1930), acompanhados de Žeryk (1930), um cão que pertence a Spejbls, ficando o contra-ponto pedagógico entregue à avó, Sra. Katerina Hovorková (1971).


SPEJBL E HURVÍNEK NO MUNDO
A maioria das produções são dirigidas para o público nacional. Contudo, em cada temporada a companhia realiza digressões internacionais. O teatro de Spejbl e de Hurvínek já se exibiu em 31 países em quatro continentes, incluindo naturalmente vários países da Europa, mas também EUA, Canadá, Japão, Formosa, Índia, Egipto, Jordânia, México e China.
Durante a era de Miloš Kirschner, Spejbl e Hurvínek falaram 17 línguas, e mais tarde com Martin Klásek´s oito línguas. Ambos os artistas foram acompanhados por Helena Štáchová, a terceira pessoa para interpretar o papel de Mánicka. Em 1971, a personagem da Sra. Katerina, foi criada especialmente para Štáchová.


Após a morte de Miloš Kirschner em 1996, Helena Štáchová foi indicada para dirigir a companhia. É igualmente autora e directora de peças para adultos e crianças. Estes artistas são acompanhados por uma equipe de marionetistas altamente especializados que emprestam às marionetas toda a arte do movimento.
Actualmente a Companhia vive um momento importante, já que as instalações originais do teatro Spejbl e Hurvínek estão em reconstrução, prevendo-se para Outubro deste ano a sua reabertura.



Josef Skupa (Czechoslovak puppeteer) -- Britannica Online Encyclopedia
Josef Skupa (puppeteer) - Biography Research Guide
Josef Skupa - Wikipedia, the free encyclopedia
Theatre of Spejbl and Hurvínek – Home Page
Hurvínek - Wikipedie, otevřená encyklopedie
Planetka Spejbla a Hurvínka (CZ fan web): Spejbl a Hurvínek - novinky

quarta-feira, 25 de março de 2009

Skupuv Spejbl a Hurvínek

Toc-Toc! de Ângela Ribeiro



Ângela Ribeiro apresenta:

TOC-TOC
teatro de marionetas


Um ovo. Toc- Toc. Está na hora!
Quem vem lá? O que sairá de dentro de um ovo? Será verde ou castanho? Terá penas ou pêlos? E quando sair do ovo, como vai ser? TOC-TOC mostra-nos os primeiros momentos na vida de um pinguim!

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Concepção, interpretação | Ângela Ribeiro
Apoio à encenação | Magda Moreira
Construção de marionetas e cenários | Ângela Ribeiro, Magda Moreira
Apoio à Construção | Catarina Pé-Curto
Produção | Ângela Ribeiro

TÉCNICA: Marionetas de Varão, manipulação à vista

Público Alvo: a partir dos 3 anos
Duração: 25m (s/ intervalo)

DIAS: 28 de Março, 11H

LOCAL: Praça São João Baptista, Almada
integrado na Quinzena da Juventude de Almada

segunda-feira, 16 de março de 2009

Sombras!



Exercício de improvisação inserido no Workshop de Sombras orientado pelo marionetista Richard Bradshaw no âmbito do Fimfa 07 - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas de Lisboa.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Sopa de Contos! de Cristina Pereira


A Associação Cultural Marionetas de Lisboa apresenta Sopa de Contos de Cristina Pereira um espectáculo baseado em três contos populares,que priveligia a tradição oral e os contadores de histórias.

Ficha Técnica

Adaptação, Encenação e Marionetas: Cristina Pereira
Cenografia: Paulo Ramos/ Cristina Pereira
Actrizes/Marionetistas: Cristina Pereira, Eunice Correia, Magda Moreira

Dia 27 de Março às 10h30 no Jardim de Infância e EB1 Casalinhos de Alfaiata em Santa Cruz, Torres Vedras.


Plof! de Ângela Ribeiro (a não perder)

Ângela Ribeiro apresenta
PLOF!teatro de marionetas


Há panos estendidos na corda. PLOF! Um caiu no chão.PLOF! E mais outro. PLOF! Cheiram o ar, tocam a terra. PLOF! Conversam numa língua incompreensível. PLOF! Choram e riem... E quando não há mais panos na corda...PLOF! Fecham os olhos e sorriem!


FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA


Concepção, interpretação e construção de marionetas e cenários: Ângela Ribeiro
Montagem Musical: Daniel Morgado
Produção: Ângela Ribeiro

TÉCNICA: Teatro Objectos, manipulação à vista
Público Alvo: 2-5 anosDuração: 25m (s/ intervalo)

DIA: 15 de Março, 11H
LOCAL: Centro Cultural e Juvenil Stº Amaro, Almada

ENTRADA LIVRE integrado na Quinzena da Juventude de Almada

quarta-feira, 4 de março de 2009

Exposição

Pois é, amanhã lá vou eu mais uma vez ao Museu da Marioneta ver uma exposição.
Viagem pelos bastidores do filme passeio de domingo de José Miguel Ribeiro.
Se tiverem oportunidade não percam, a exposição estará patente no Museu da Marioneta
de 5 de Março a 12 de Abril de 2009.
A ante-estreia do filme será no Monstra-Festival de animação de Lisboa, sábado 14 de Março às 21h30.
Para mais informações: www.museudamarioneta.egeac.pt